domingo, 4 de outubro de 2009

Curtas na UniSant'anna fazem sucesso


Inclusão e tecnologia são os temas abordados nas três noites da Cinemada

As luzes se apagaram, um intérprete de libras começou por meio de sinais a explicar o que iniciava no telão. Na primeira fila da plateia, deficientes auditivos compreendem e por gestos interagem com os colegas. Logo atrás os visuais e ao lado de cada, narradores que a todo tempo cochichavam em seus ouvidos o que seus olhos não podiam ver. Esses são alguns dos expectadores da Cinemada do Centro Universitário UniSant'anna, cujo o tema principal deste ano foi “ Formas e Sentidos”.
Na bancada os alunos de Rádio e TV, Fernanda Barrichello e Aloysio Souza contam a proposta que receberam:
O desafio: era fazer um curta, cujo tema seria “Matrimônio”, com no máximo um minuto de duração. Mas eles queriam sair do óbvio, realizar algo diferente. Pensaram em um andarilho com seu fiel amigo – o cachorro. Fernanda e o grupo encontraram algumas figuras, mas perceberam que pela inconsistência e diversidade de informações não seria possível concluir as filmagens. Desejavam algo simples e que levasse emoção a quem fosse assistir.
Vinícius Gaspar um dos integrantes do grupo sugeriu uma ideia: contar a história de um professor de música deficiente visual que ele conhecia. Os amigos aprovaram e foram conhecer Fernando Luis Geraci.
Assim que chegaram foram convidados a conhecer, apesar de escuro, o maravilhoso universo de Geraci e seu cão guia Vicki. O grupo sentiu obrigação de mostrar um pouco daquele universo que poucos sabiam. De uma maneira emocionante e com cuidado de não expor Geraci desnecessariamente, fizeram as filmagens e apresentaram o resultado.
“Casamento às Cegas”: um deficiente visual segue pela rua e encontra um cachorro abandonado, começa a treiná-lo e assim se completam, se ajudam.
“Eu vejo esse vídeo como um grão de areia no oceano. Ele não mudará a opinião fortalecida na cabeça de muitos da sociedade, mas por alguns minutos vai levar o telespectador a refletir sobre suas atitudes. Depois desse curta, eu desenvolvi outros projetos na faculdade e profissionalmente,” diz Fernanda.
Nas três noites da Cinemada os temas foram: “Curta metragem um formato em crescimento”, “Novas formas de cinema – o curta pela internet e celular” e “Particularidades dos profissionais e os diversos sentidos que os curtas oferecem”. Entre os convidados a jornalista e representante da Claro, Vanessa Gabriel apresentou o Festival Claro Curtas. Nessa primeira edição o tema escolhido foi: Diversidade e Inclusão.
O tema: usando a tecnologia digital ou analógica o participante envia o vídeo com no máximo 90 segundos. Concorre a prêmios em dinheiro e uma bolsa de estudos na Espanha.
O primeiro lugar por voto popular foi Juliana Carvalho, jornalista. Cadeirante desde 2001 gravou com uma câmera de celular seu dia a dia. Num curta chamado “O que os olhos vêem as pernas não sentem”. Nas filmagens uma frase: “Como é importante celebrar a vida”. Uma deficiente visual empurra sua cadeira em um parque num dia ensolarado.
O primeiro lugar votado pelo júri foi Bruno Roberto de Souza, conhecido como “Perna”, cujo curta tem o mesmo nome. Ele não tem a perna esquerda desde criança e antes da prótese começou a usar o skate, virando uma paixão.
“Perna” ganhou 50 mil reais e uma bolsa para estudar cinema na Espanha.
“A tecnologia nesses festivais ajuda essas pessoas a mostrarem seu trabalho e assim serem reconhecidos,” diz Vanessa.
Os produtores Noel Gomes de Brito e Sandro Acrísio apresentaram o curta “Especiais”. Nesse vídeo pessoas portadoras de alguma deficiência, contam suas histórias e experiências de vida. Acrísio que não tem uma perna, fala de como é seu dia a dia e preconceitos. “Através do Kinoforum (site que promove festivais de curta), tive a oportunidade de mostrar meu trabalho e hoje sou produtor. Noel e eu temos outros projetos desse tipo com temas sociais,” acrescenta. Fala também de seu filme no cinema, chamado “O Fim da Picada”, onde Acrísio atua como o personagem “Saci Pererê.” Marcelo Godoi, diretor da Mobile Fest ( site que promove festivais de curta) apresentou uma inovação para pessoas com mobilidade reduzida: um cadeirante tira fotos dos lugares acessíveis e envia para o site da Mobile Fest. Criando um mapa de acessibilidade. “O site ajuda pessoas com mobilidade reduzida a terem seu espaço e essa nova forma de mostrar os locais acessíveis revela o quanto a tecnologia pode ser útil na vida das pessoas,” afirma Godoi.


Frases sobre o evento:

“Adorei os curtas, os temas e organização deste ano estão de parabéns!”- Priscila dos Santos, aluna do 2º semestre de jornalismo.
“A organização estava muito boa, bem melhor que os anos anteriores. Os convidados estavam muito bem preparados para o evento. Não quis participar da preparação para ter surpresa junto com os alunos, fiquei muito surpreso.” - Roberto Mecca, coordenador dos cursos de comunicação.
“O único filme que Xuxa fez sucesso foi “Amor Estranho Amor”, onde ela seduz uma criança. Hoje o longa é proibido”. - Christian Petermann, crítico de cinema.
“Vocês tem que saber inglês, pois é o idioma do mundo e do dinheiro”. - Godoi.
“Pensei que crise fosse afetar a cultura. Mas as pessoas preferiram lotar as salas de cinema para esquecer os problemas”. - Cynthia Santos, produtora da Brazucah.
“ Adorei todos os filmes, principalmente os curtas que falavam sobre inclusão.” - Acácio Filho, aluno do 2º semestre de jornalismo.
“Gostaria de ter assistido mais curtas de alunos da faculdade”. - Aloysio Souza, aluno do 6º semestre de Rádio e TV.
“Gostei muito dos brindes e cursos que foram sorteados durante os três dias”. - Beatriz Silva, aluna 3 º semestre de Publicidade e Propaganda.
“Cultura alimenta a alma”. - Fabiana Grieco, jornalista.
“Adoro curtas acho que sempre deveria exibir aqui na faculdade. As revistas distribuídas são muito boas, gosto e leio muito a Caros Amigos.”. Marinaldo Gomes, aluno do 3º semestre de jornalismo.
“Acho que iniciativas como essa motivam os alunos. O cenário nacional do cinema está aí e precisa ser mostrado.” – Igor Carvalho, aluno do 2° semestre de jornalismo.


Priscila Gomes

Um comentário:

  1. Olá Priscila, sou ex-aluna da Unisant'Anna e organizadora da Cinemada 2009, e gostei muito do seu post! Para 2010 os alunos do 3º sem. de RP serão os organizadores e tenho que apresentar para eles o evento de 2009, e por isso quero pedir autorização para usar o seu blog como fonte de informação para a minha apresentação, e saber tb se vc teria mais algum tipo de material sobre o evento ou se poderia até mesmo dar um depoimento sobre a cobertura.

    Obrigada pela atenção.
    Karina Helena
    karina.rpsantanna@gmail.com

    ResponderExcluir